segunda-feira, 5 de julho de 2010

Poda da Ameixeira

No 1º ano é a poda logo após o plantio, elimina-se o pião central através de um corte com tesoura de poda (em bisel*) para estimular a formação da copa, neste ponto ocorrerá a 1º bifurcação dos galhos e deve ser feita a uma altura de 70 a 80cm.
Devem ser eliminados os ramos mal posicionados, ou seja, os voltados para dentro da copa, ramos cruzados e paralelos e os de crescimento vigoroso para cima. Cada ramo deve ter uma bifurcação estimulando a formação de uma taça, para tanto podar o ramo logo acima de uma gema favorecendo a brotação das gemas mais próximas do corte que devem ser priorizadas.




A partir dos 2º e 3º ano, estimular ainda a arquitetura da planta em forma de taça, com os cortes visando uma bifurcação dos ramos, eliminando ramos muito vigorosos voltados para cima, os ramos voltados para dentro da copa e aqueles entrecruzados e paralelos, enfim o objetivo deve ser deixar a copa vazia. Mas agora também devemos nos preocupar com podas de frutificação, pois a ameixeira produz em ramos de um ano.
Na ameixeira existem 3 tipos de ramos que frutificam: os mistos que têm gemas florais e vegetativas, os brindilos que são floríferose os dardos que são ramos curtos e somente floríferos.
O que deve ser feito por ocasião da poda é, encurtar os ramos mistos e brindilos segurando seu crescimento e favorecendo o desenvolvimento dos frutos. Não mexer nos ramos chamados dardos, mais curtos.

Um comentário:

  1. Gostei muito da explicação , faltou uma ameixeira como exemplo. eu moro na região norte o clima é muito quente , mas a palmeira da ameixeira que plantei estar bastante viçosa , gostaria de saber se vai dar frutos.

    ResponderExcluir