segunda-feira, 5 de julho de 2010

Poda do Caquizeiro

As plantas de caquizeiro são muito sensíveis ao transplante e demoram muito a recuperarem seu poder de crescimento. Por isso, principalmente o primeiro ano de desenvolvimento, os ramos são pequenos e necessitam de encurtamento para estimular brotações mais fortes e mais ramificações. Então após transplante não realizamos nenhum manejo de poda na planta e com um ano de idade encurtamos seus ramos.


Nas podas do 2º ano, onde já as brotações estão mais vigorosas, eliminamos ramos indesejáveis, ou seja, aqueles com crescimento muito vigoroso para cima, voltados para dentro da copa, entrecruzados, paralelos, etc, estimulando a abertura da copa, e nunca mais despontar os ramos, pois no caso do caqui são produtivos aqueles que se formam no ano em cima dos ramos do ano anterior, portanto possui frutificação muito semelhante ao da figueira e videira.



Do terceiro ano em diante, a tendência do caquizeiro em fechar a copa é evidente e necessita de manejos de poda visando melhorar a estrutura dos ramos, então a condução e eliminação de ramos indesejáveis continua. Porém, também devemos conduzir os ramos visando aumentar seu potencial produtivo, nunca despontar os ramos, ocorre um super ramificação em cima dos ramos do ano anterior, deve-se realizar um raleio dos ramos do ano anterior antes que este fato aconteça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário