segunda-feira, 5 de julho de 2010

Poda da Figueira

No caso da figueira, o sistema de podas é diferenciado, pois é uma planta que produz sempre no ramo de 1 ano, por isso todas as podas juntas, de condução, de frutificação, de limpeza e rejuvenescimento são realizadas numa mesma operação.
Realizar no 1º ano, a 1º poda logo após o plantio, na muda 80cm de altura, eliminar qualquer ramo que estiver presente na planta. Isto estimulará a brotação das gemas localizadas na parte superior da planta, das quais surgirão ramos que no ano seguinte serão escolhidos e deixados 3 ou 4 deles para a primeira frutificação.
No 2º ano nos ramos, que já produziram no ano anterior, podar deixando 2 gemas de onde surgirão 2 ramos que produzirão frutos, aumentando portanto 6 ou 8 galhos produtivos na planta.
No 3º ano, nos ramos do ano anterior, cortar e deixar 2 gemas de onde surgirão mais 2 ramos, acrescendo na planta mais 12 ou 16 ramos produtivos.
No 4º ano, deixar 2 gemas nos ramos do ano anterior de onde se originarão mais 24 ou 32 ramos com capacidade de produção.
A partir do 4º ano os ramos devem ser constantes, conseguimos isto os podando deixando somente 1 gema, e assim sucessivamente.


Um comentário:

  1. YouTube: YouTube | Vimeo
    YouTube - Videoslark | youtube downloader Videoslark, a new online platform created by YouTube that provides users with access to over 200 million videos, channels, videos and

    ResponderExcluir