segunda-feira, 5 de julho de 2010

Poda de Citros

As plantas cítricas, laranjeira, tangerineira, mexeriqueira, limeira, limoeiro, etc, apresentam crescimento mais lento que a maioria da plantas até agora estudados, e possuem uma tendência de fechamento de copa e suas folhas não caem por ocasião da chegada do frio, ou seja, as plantas não entram em dormência. Daí suas podas serem diferenciadas.
As podas que devemos realizar em plantas cítricas são:
- de formação – quando são mudas de 1º ano, onde procuramos “limpar” o interior da copa da planta, eliminado ramos com crescimento muito vigoroso para cima e voltados para o interior da copa, eliminamos também qualquer sinal de frutos porque nesta época somente roubariam energia da planta.
- de limpeza – a partir do 2º ano, durante a fase da planta em que não está frutificando nos meses frios, eliminamos ramos cruzados, voltados para dentro, paralelos, e ramos que apresentam algum sintoma de doenças e pragas (rubelose, leprose, brocas, pulgões e cochonilhas).
Então, como vimos, somente realizamos podas nas plantas cítricas caso seja necessário algum manejo de limpeza do interior da sua copa ou algum ataque de pragas ou doenças.

Adriane C. Baccaro
Engª Agrônoma
Boutin Campo e Jardim
(41) 3027-5133

Um comentário:

  1. Obrigado por estas informações e ensinamentos tão preciosos, assim é mais fácil tratarmos das nossas árvores de fruto, felizmente ainda há gente boa.
    Obrigado
    João Gomes

    ResponderExcluir